quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Outra vida...


Já foi dito que se desconhecem as razões do coração. Qual a lógica da razão? E do coração? Não se sabe. Ela não permite que se compreenda senão senti-la. Quando a vi senti alguma coisa que ainda não sei. Ela disse que nunca havia vivido e sentido nada assim. O novo sempre se faz acompanhar do medo, da insegurança e às vezes da dor. Ele intimida. Eu também intimido. A vida também intimida. A liberdade intimida. É preciso saber o que fazer com ela. Muitos não sabem então preferem viver na prisão do medo. Talvez por isso tudo tenham medo de viver. Encolhem-se, fogem, se escondem. É sempre mais fácil optar por aquilo que já se conhece ou pensa conhecer. Eu não gosto do que é fácil. Por isso não sigo a lógica estúpida, medíocre e mesquinha do “mais vale um na mão do que dois voando.”Eu prefiro ter as mãos limpas, soltas para poder agarrar o que eu quiser e puder. Com elas assim eu ainda posso toca-la e quando isso acontece “passa o medo e o tempo para.” Não foi ela que me disse isso, antes dela já me foi dito. Eu prefiro “dois voando.” É melhor a liberdade. É melhor contemplar o céu. O céu é o limite. É melhor sonhar. Os medíocres é que tem os pés no chão, embora não andem. São incapazes de olhar para o alto e para frente. Escravos do medo, do passado, das certezas – como se alguma coisa que seja humana pudesse ser certa! A qualidade do escravo é o medo e a subserviência. Eles não sonham, não voam, são cativos. Não precisam sonhar. Sonhar para que se não têm vida? Sua vida pertence a outrem. Sonhar para que se têm-se medo de viver? Apenas existem. Confortam-se em existir. Para mim não é possível viver sem sonhar, sem ousar, sem enfrentar tudo e todos ainda derrotado. Antes a derrota que o fracasso e o medo. Sonhar é para os homens livres. O escravo tem quem sonhe por ele, pense por ele, decida por ele. Seu dono garante a sua vida, se é que se pode chamar tal existência de vida! A sua prisão é a sua segurança e a razão da sua existência. Sem ela não poderia viver por si só e, com o passar do tempo, resigna e torna uma situação em condição! Essa é a razão dos fracos, covardes ou dos sem caráter. Basta olhar para eles para perceber o quão vazios eles são. Suas palavras: vazias, sem sentido, rasas, banais. Suas ideias: clichês, sem originalidade, nulas, tolas, fúteis. Seus gostos: vulgares, simplórios. Incapazes de ver além do que os olhos permitem! A alma e os sentimentos não se pode enxergar com eles.
Um homem não precisa de palavras. Um homem se percebe pelo olhar. Antes de abrir a boca já conquistou – o que quiser -, porque seus olhos dizem aquilo que ela não pode dizer e não cabe em palavras. Sua vida se vê nos seus olhos e eles transbordam sonhos, desejo, vontade, vida. Os gregos entendiam que o olho era a janela da alma. Através dele se podia ver a alma do outro. Por isso existe a hipótese do “amor à primeira vista” – que é o encontro de duas almas gêmeas. Tudo começa com um olhar e um sonho. A realidade se faz de sonhos. O resto apenas existe e um homem é as suas atitudes e os seus sonhos. Quem não tem nem uma coisa nem outra não é digno de ser chamado assim.
Os medíocres sempre são práticos. Acomodam-se a tudo, apáticos, resignam-se. Optam pelo mais fácil, pela segurança e apegam-se ao certo por medo da duvida. Para mim o certo é a duvida, a ousadia, o risco! Preferem uma vida de chão e certezas. Pouco diferem dos bovinos que passam a existência no pasto ruminando e com cabeça colada as patas fincadas no chão. Eu prefiro contemplar os pássaros livres e voando do que tê-los presos a mão. Eu voo com eles.
É curioso como alguém pode gostar da prisão. Os medíocres gostam da prisão. São criaturas presas por opção. A prisão é uma fortaleza. Ela defende do mundo os fracos e impotentes. Andar é arriscado, sonhar é arriscado, amar é arriscado, viver é arriscado, então, para eles é melhor apegar-se a miséria da existência. Oscar Wilde estava correto: “Viver é o mais importante, muitos apenas existem.” Quantos homens vivem? Quantos têm consciência disso? Quantos se questionam sobre isso? Muitos existem e são demasiado muitos! Muitos seres – homens? - passaram pela sua vida e nada deixaram, nem uma verdade, nem um sonho, poucas ou nenhuma lembrança que valha a pena. Nada dizem, nada fazem, apenas existem na sua insignificância e mediocridade. Nada sou, nada valho, mas eu permanecerei. Não admito não fazer, não ser, não ter, não permanecer. Se não puder ou pelo menos tentar ser especial que vale a vida? Eu tenho que ser assim porque eu quero. É uma tomada de decisão, uma opção. Se posso ser mais, porque aceitaria ser menos? Se posso ser diferente, porque ser igual aos outros? Se posso ser melhor, porque não querer? A vida passa, mas eu não passarei por ela, prefiro viver. Ela disse que sou o máximo, não vejo virtude alguma nisso, para mim é natural ser assim, se um homem não desejar isso não é digno da vida.
Houve um que a agrediu, enganou-a. Outro tentou mata-la. Outro a insultou e humilhou-a. Existem criaturas que deixam isso no mundo – tristeza, vergonha, crueldade, covardia, miséria. Podemos chamar isso de vida? Que nome se pode dar a criaturas desse tipo? Isso sonha? Pensa? Ama? Compartilho com eles apenas uma coisa que carrego entre as pernas, no mais, tenho que ser mais, muito mais e não aceito nada menos do que isso. Algumas mulheres valorizam apenas isso em um homem. Essas também não merecem mais do que isso. Um homem para ser chamado assim deve ser muito mais do que isso.
Ela dedicou alguns anos da sua vida a criaturas assim. No futuro irá se lembrar dos anos que passaram, se foram e perdeu com isso. No futuro irá se lembrar que não se pode deixar a vida passar. A vida é feita de opções e sonhos. Que sonhos se têm ou se pode ter ao lado de criaturas assim? Que opções tipos assim podem oferecer? Sexo? Uma vida de sexo e nenhum futuro. Sem sonhos. Sem opções. A opção é um dia depois do outro e todos rigorosamente iguais ou piores do que os anteriores. Criaturas assim podem fazer sexo, mas satisfazer uma mulher é coisa bem diferente. Um cão também faz sexo. Criaturas assim são incapazes de perceber que sexo é troca, tem receber e dar prazer! Passamos pouco tempo juntos. Rimos, amamos – eu amei -, conversamos, pensamos, sonhamos. Dividimos tudo. Nada tirei. Amor é isso, antes dividir, compartilhar, dar. Dizem que é somar, discordo. O calculo é para gente mesquinha que só pensa em acumular. Somar é para o mundo dos negócios e amar, como já disse São Paulo, é compartilhar. E compartilhar envolve sonhos e futuro, aquilo que não existe ainda e que pode-se construir, mas, para isso é preciso ter coragem e decidir.

Um comentário:

  1. NÃO É JUSTO..TUDO TEM UM COMEÇO,MEIO E FIM,OU COMEÇO MEIO E ETERNIDADE,NÃO JULQUE ALGO QUE SÓ TEVE O COMEÇO..ALGO QUE SÓ CONTA UM LADO,ONDE TUDO ACONTECE A DOIS E NÃO A UM.....COM TANTAS FERIDAS MAL CICATRIZADAS COMO ELA, PODE SE ENVOLVER AO NOVO,NOVO ESSE QUE TROUXE A ALEGRIA E A VONTADE DE VIVER,UM LADO DELA QUE TAVA MORTO.... OS OLHOS BRILHANTES, LINDOS E VIVOS CAPAZES DE DIZER MIL PALAVRAS SEM AO MENOS ABRIR A BOCA NOVO ESSE QUE ATE ENTÃO ERA DESCONHECIDO,IMPOSSIVEL DE ACHAR POR ACREDITAR QUE NÃO EXISTE,COMO ACREDITAR EM BELAS PALAVRAS ,EM ROSTOS BONITOS SE TUDO QUE ELA JA VIVEU FOI TUDO UMA MENTIRA,COMO ALQUEM QUE HOJE É TÃO PERFEITO AOS OLHOS DELA MAS QUE NO PASSADO TEVE UMA FAMILIA MAS PERDEU,PORQUE TENTAR O QUE NÃO CONHECE SE TEM DOIS INOCENTES QUE REALMENTE PRECISA DELA.PRA QUE ACORDA NUM MUNDO ENCANTADO SE PODE ADORMECER NUM MUNDO CHATO POREM NÃO SE CORRE O RISCO....MAS NÃO... ELE ACHA QUE TUDO É ARRISCAR,É VIVER... MAS ELA SABE QUE POR ESSES INOCENTES E PELO MEDO DE AMAR,ELA PREFERE,NÃO ARRISCAR,SE JOGA NUM MUNDO VAZIO ONDE ELA É APENAS A ULTIMA PERSONAGEM.... POR QUE PRA ELA O QUE IMPORTA NÃO É ELA E SIM QUEM ESTA DO LADO DELA,FILHOS QUE SÃO O AR QUE ELA RESPIRA,POR ELES ,ELA NÃO PODE CHORAR,NÃO PODE SOFRER,NÃO PODE ARRISCAR....SE A HISTORIA CONTINUA NINQUEM SABE,O QUE ELA SABE É QUE ELE É E SEMPRE SERÁ A DOCE LEMBRANÇA DE ALGO QUE ELA QUER,QUARDA,COMO A LEMBRANÇA DE UM LINDO ARCO-IRIS QUE ILUMINA O CÉU,MAS NEM TODOS OS VÊ.PORÉM ONDE PASSA SEMPRE DEIXA A VONTADE DE TER PRA SEMPRE,OU NUNCA TER CONHECIDO.O AMOR.... É PROTEGER, É DESEJAR QUE ELE SEJA FELIZ,MESMO QUE NÃO SEJA COM ELA,MAS SE VOLTAR É PORQUE REALMENTE ERA DELA E ELA DELE,E NADA OS SEPARA,MAS SERÁ QUE ESSE AMOR,ESSA CORAGEM SOBREVIVE,ATE QUANDO????,QUANDO UMA OUTRA APARECER....DIZ A LENDA OS DEIXO LIVRE,POIS SE VOLTAR É PORQUE ERA SEU,MAS SE NADA ACONTECER É PORQUE NUNCA ELE FOI DELA....

    ResponderExcluir