sábado, 7 de abril de 2012

PERDÃO

De acordo com a tradição judaica o perdão é maior que a justiça, talvez por isso os judeus tenham um dia para celebra-lo - Yom Kippur. Talvez seja por isso que no judaísmo tanto a vingança quanto o perdão sejam reservados a Deus. Talvez por isso na Roma antiga apenas o imperador podia perdoar. Jesus fez do perdão a maior virtude do homem de Deus e essa seria a pedra fundamental do cristianismo - "perdoai os vossos inimigos." Borges conta que Caim e Abel encontram-se no outro mundo. Quando se reconhecem, abraçam-se fraternalmente. Caim chora e pede que o irmão o perdoe. O irmão pergunta-lhe surpreso o quê? Caim pergunta espantando se ele não se lembra e o irmão diz que não. O perdão é um esquecimento e a consciência da culpa a unica punição.
O perdão é algo sublime, nobre, virtuoso. Perdoar é uma forma superior de amor. Por ser algo elevado, reserva-se aqueles capazes de elevados sentimentos e atitudes. Os medíocres são incapazes de qualquer atitude ou sentimento nobre ou superior. Por isso também não amam e nem sabem o que seja o amor, tampouco se interessam por ele. Nesse sentido, pouco diferem dos animais. Não fazem amor, reproduzem-se, não são pais, reprodutores. Movem-se motivados pelos instintos ou impulsos - sexuais e de sobrevivência. Não tem moral e ignoram o que seja ética. A eles cabem os sentimentos medíocres, como a mentira, a hipocrisia, a demagogia, a bajulação, a falsidade, a traição, a covardia, a crueldade. Incapazes de sentir algo verdadeiro, não podem relacionar-se honestamente com ninguém e assustam-se diante da verdade e sentimentos que não podem compreender. Assim seus relacionamentos não são nem drama ou tragédia, mera farsa!
Traição, abandono, mentiras. Fiz quase isso tudo e experimentei-os. Apenas abandonar eu nunca abandonei ninguém, em situação alguma, quem quer que seja, nem quando criança nas brigas de escola. Fugi, sumi, me ausentei, mas, tenho clareza com relação a diferença entre isso e abandonar. Abandonar é para os cavardes - desistir é diferente. É ainda uma crueldade. É uma forma baixa e egoísta de resolver uma situação - sem enfrenta-la. Compreendo a derrota e o esgotamento - também já estive assim - mas, a acomodação é uma especie de resignação ou indiferença - outra qualidade dos medíocres. Talvez perdoe isso tudo, porem, nunca vou compreender e nem aceitar, como não aceito meus erros e, embora os compreenda, ainda não sou digno de me perdoar porque ofendi a pureza e a inocência. Ela era indefesa e nem podia compreender quando a deixava, por isso fui perdoado. Estava no limite do esgotamento emocional quando fui deixado - todas as vezes. Jamais faria isso com alguém nesse momento, nem como cristão, tampouco como homem. Embora possa perdoar os outros por qualquer motivo, por razões nobres ou nem tanto, aquelas que até mesmo eu desconheça,  porque sou homem jamais poderei me perdoar. Deus perdoa.....

3 comentários:

  1. estudou teologia pelo visto? perdoar quem? haha você está cada vez mais engraçado para um sociólogo que defende a verdade, sua verdade é pura demagogia. você ensina isso na escola? animais reproduzem por instinto? nós não? o que anda lendo? ou melhor, o que anda assistindo?animal planet? que tara é essa de escrever AUTO-AJUDA aqui num espaço qual seria reservado para a sociedade pensante? sociólogos falam de sociedade e não costumam se vitimizar.

    ResponderExcluir
  2. eu achava esse troço aqui mais interessante, lia sempre, mas, confesso que você anda muito romântico!

    ResponderExcluir
  3. Agradeço ao anonimo pela lição de sociologia e moral. Agradeço pela dica sobre auto-ajuda - desconheço. Não faz parte do meu rol de leituras. Aproveito para me desculpar à "sociedade pensante"....

    ResponderExcluir